A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO

https://drive.google.com/open?id=0B_Q1dy73C4FdWUkyTlFaNmh4dXM  (Clique no link para ouvir o áudio)

download1

(Porfirio J. Neves)

A terra é um elemento que isoladamente não tem vida. Porém, quando adquirimos um sentido certo de que a Terra é um organismo vivo, por se tratar de um conjunto organizado pela água em combinação com o calor do Sol, então podemos ir avançando na compreensão da Cosmogonia Racional.

A Cosmogonia Racional está baseada na compreensão do que é Energia e do que é Massa de Energia Cósmica. Se olharmos ao nosso redor, dentro de um mundo onde tudo se degenera e se deforma, qual podia ser, ou qual pode ser nossa concepção de massa de Energia Cósmica?

Dificilmente poderemos expressar este conceito em palavras, tendo em vista que, ao que nos parece, a massa de Energia Cósmica não se encaixa no nosso conceito dos estados físicos da matéria. Diga-se de passagem, os estados físicos da matéria ainda estão em estudo e bem estudados são três.

Mas a ciência já teorizou um quarto estado físico da matéria, além do sólido, líquido e gasoso, é o estado de plasma de energia. Mas isso foi concebido somente em altas temperaturas como a do Sol. Será que poderíamos ter um estado de plasma de energia independente do calor? Sem nenhum calor? Quem sabe, isto se define na linguagem simples do Racional Superior como sendo uma massa de energia cósmica? Será que uma massa de energia cósmica, como nos é relatado não tem calor?

A massa de energia cósmica, pura limpa e perfeita, não tem calor algum, porque o calor surge após a formação do Foco de Luz. Mas também não é gelada! É o que nos confirma o Racional Superior.

(*H-016 p-51) “Antes de ser água, era pura, limpa e perfeita, no seu estado natural, que era uma Planície. Vamos daí, uma simples comparação na matéria. Uma planície nas geleiras. Uma planície de gelo. A água era uma planície, mas não de gelo. Assim, só para fazer uma comparação”.

A Planície Racional, ponto de partida para dar origem à vida e a todo o universo, não é quente porque o calor somente surge com o Foco de Luz e nem é fria, conforme nos ilustra o Racional neste trecho.

Em princípio, não poderíamos nos basear no nosso conhecimento de estados físicos da matéria para tentar entender o que é uma massa de Energia Cósmica, porém, na ausência de uma vidência Racional desta massa de energia, devemos aceitar a compreensão do que nos revela o Racional Superior da Terra no livro Universo em Desencanto. E podemos ter uma boa noção no trecho a seguir.

(**R-21 p-35) “Nunca poderiam encontrar a originalidade da vida na matéria. Porque a matéria, antes de ser matéria, era uma Resina; antes de ser Resina era uma composição Racional já em degeneração; antes de se degenerar era uma formação sólida da composição da Planície Racional (grifo meu) que desceu e que esquentou sob ação do Foco de Luz e, por esquentar, começou a ser extraído desta Planície uma Resina, que deu origem à Terra.”

Então, vejam: antes de ser água era uma Planície, mas não era gelo! Foi apenas uma comparação! E antes de ser matéria era uma Resina ou formação sólida na composição da Planície. A expressão formação sólida da composição da planície não pode ser encarada como um estado físico, portanto, o sólido apenas serve de comparação, assim como a planície de gelo, apenas uma comparação.

Percebam que o termo Resina foi empregado para definir alguma coisa que deu causa à matéria, e ela não deu causa à matéria sozinha, porque tudo tem uma causa e uma origem. E por isso podemos dizer que daqui até lá em cima era tudo Resina. Daqui lá em cima era tudo Resina.

A Resina deu causa à matéria quando foi organizada com duas outras “energias”, como sabemos: a parte gomosa da Planície e o calor do Foco de Luz. E ainda devemos considerar que houve duas “máquinas” como agentes desta transformação: a “máquina do Raciocínio Masculino” e a “máquina do Raciocínio feminino” (ref. 338º do histórico, pág. 20).

Assim, o Raciocínio é quem fez a matéria! Mas, quem fez estas duas máquinas: Raciocínio masculino e Raciocínio Feminino?

Todas estas ações se desenvolvem e acontecem dentro de um contexto que antecede a existência da matéria. Como compreender isto? E como compreender que dentro da matéria existe uma máquina do Raciocínio onde está materializado o habitante do Mundo Racional em forma de máquina do Raciocínio?

Os nossos sentidos comuns e nossas equações científicas perdem todo o sentido ao tentarem extrapolar as condições observadas e sentidas na matéria, experimentalmente, para buscar definir situações anteriores à existência da própria matéria.

Então, como nos afirma o Racional Superior da Terra: nunca poderíamos encontrar a originalidade da vida na matéria, usando os recursos somente da matéria: o pensamento e a imaginação.

Precisamos de uma ajuda e muito significativa do ser extraterreno que antecede a origem, E que ser extraterreno é este que me refiro? É o ser da verdadeira origem!

É o ser extraterreno que está em nós mesmos! É o Raciocínio! O Raciocínio antecede a formação da matéria, como fica bem evidente no texto Racional. Já o pensamento e a imaginação são conseqüências da formação da matéria. O pensamento nasce da água dentro de uma organização material. E, por isso, o pensamento evolui apenas na compreensão da matéria.

O Raciocínio é feito antes da existência da matéria, a causa do Raciocínio é a transformação de um “Raciocínio Supremo” – uns tantos habitantes do Mundo Racional progredindo por conta própria, que se transforma pela transformação da Planície numa infinidade de Raciocínios. E a origem do Raciocínio é de um Raciocínio Supremo que origina – o Racional Superior da Terra – o verdadeiro Deus do Animal que está na classe do Raciocínio, ou animal de origem Racional.

O Racional Superior da Terra é um Raciocínio superior a todos os Raciocínios, uma Energia Superior a todas as energias, por ELE ser o dono da origem. É ELE quem dá origem Racional a tudo que saiu de seu estado natural, em razão do progresso de uns tantos habitantes do Mundo Racional. Mas, lembrem-se, no Mundo Racional de onde todos saíram ainda não existia o Raciocínio. O raciocínio teve seu princípio e tinha que ter fim. Assim, também, um Raciocínio superior a todos os Raciocínios.

Por isso Ele nos afirmou de público: -“Eu fui o único que teve a coragem de vestir a roupa de bicho!”, Vestir a roupa de bicho não é somente aparecer materializado durante 90 anos no mundo de matéria. Que coragem seria ficar aqui noventa anos materializado, se depois teria toda a eternidade à sua disposição, conscientemente? Coragem e muita coragem, que assim se tornou um verdadeiro Pai herói, foi “vestir aquela parte que não estava pronta”, a formação sólida em trevas, para conferir a ela todas as instruções da origem Racional, para manter a origem de tudo e de todos. Pois o que é Racional não desvirtua do seu ser.

Vestir a roupa de bicho pode muito bem ser entendido como sendo a transferência de toda a lógica e inteligência de um único habitante, e só precisava de um, para a parte que ficou em trevas, a Terra. A “parte” que foi deslocada do corpo da Planície, causada pelo progresso de uns tantos. E por ter saído do seu estado natural precisava ser regida pela instrução do Mundo Racional garantindo que as transformações deveriam acontecer nesta parte para retornar ao Mundo Racional. Por isso Ele nos confirma que a Pureza não podia terminar. A pureza se transformou em outras vidas.

Mas, o que saiu do estado natural foi apenas um pedacinho e este pedacinho veio se expandindo e dando conseqüência a todo este universo material que alguns até afirmam que este universo é feminino. Por que será?

Então, vejam que, sem o desenvolvimento deste ser extraterreno que está dentro de nós, o Raciocínio, nunca teríamos condições sequer de compreender a narrativa que nos é apresentada no livro Universo em Desencanto. Por isso o livro só podia chegar na FASE RACIONAL.

E já vou confirmando para os entendimentos mais religiosos. O Raciocínio é uma filial do Mundo Racional, uma filial do Pai Eterno. Se preferirem, é o Filho de Deus. O Raciocínio é o filho de Deus.

Então, muito certa e bem aplicada fica a expressão que ninguém vai ao PAI senão por mim. Ninguém volta para o Mundo Racional se não desenvolver o Raciocínio. Quem disse esta frase? O Filho de Deus na instância do Mundo Espiritual. Mas agora, a fase é Racional e o filho de Deus não é mais um espírito e sim o Raciocínio, comum a todo animal Racional, e quem nos afirma isto é um Raciocínio superior a todos os Raciocínios.

O pensamento humano sempre foi rico de terminologias, porém muito pobre do verdadeiro sentimento da realidade e alguns se perderam em conjecturas ideológicas absolutamente desnecessárias.

Assim, sem o necessário desenvolvimento do Raciocínio, nunca teremos a compreensão de uma realidade anterior à formação deste mundo material, deste conjunto elétrico e magnético.

E por que podemos, hoje, estar falando tudo isto de uma forma aberta e sem preconceitos religiosos, científicos ou filosóficos? Por que nos “atrevemos” a falar de uma coisa que não conhecemos?

Em primeiro lugar, não estamos definindo que seja isto ou aquilo. Estamos divulgando que nos foi feita uma revelação por um ser superior, que ainda era desconhecido da humanidade, que agora prova e comprova tudo que o conhecimento humano veio desenvolvendo através dos tempos e dá a devida continuação, até encontrarmos o que não conhecíamos, mas que podíamos especular e tínhamos certeza lógica de sua existência, o Mundo Racional.

Certeza lógica ou convicção de que existe um mundo anterior ao nosso mundo. Que assim se confirma pela pura lógica que para existir um filho primeiro tem que existir um pai. Para existir este mundo tem que existir o Mundo Racional.

Quando falamos do Mundo Racional com perfeita convicção não é pelo fato de conhecermos o Mundo Racional, mas, tão simplesmente, pela convicção lógica de sua existência, aonde vamos encontrar o princípio de todos os princípios.

O livro Universo em Desencanto dá a fórmula deste entendimento, assegurando que a nossa convicção a respeito do Mundo Racional está muito certa, pelas provas e comprovações que cada estudante ou leitor do livro Universo em Desencanto pode testemunhar com sua própria vida.

Novamente, vejam que, sem o desenvolvimento deste ser extraterreno que está dentro de nós, o Raciocínio, nunca teríamos condições sequer de compreender a narrativa que nos é apresentada no livro Universo em Desencanto.

Precisava primeiro haver todo um desenvolvimento feito pela Natureza que nos fez. E qual foi a Natureza que nos fez? As duas energias da Planície, aonde uns tantos Racionais se extinguiram, formando o elétrico e o magnético. E por isso tudo que existe neste mundo nasceu do Chão. Nasceu do Chão daquela Planície que uma parte dela se dividiu em dois, daí os dois sexos. Os dois princípios da matéria. E por todos nascerem do chão é que começaram brutos e atrasados, monstros, sem nenhuma instrução.

Onde estava a instrução dessa parte que virou chão? Aonde ficou esta instrução de uma forma consciente e por um ato de coragem?

Justamente é assim que se define o Racional Superior da Terra: um Raciocínio superior a todos os Raciocínios e que em 1935, no dia 4 de outubro, numa Tenda Espírita, fez a grande pergunta aos pensadores e perguntou ao mundo:

-“QUEM ÉS TU, Que a ilusão é tanta, incapaz de definir o teu EU”?

E o pensador, que está desenvolvendo o Raciocínio, hoje pode responder: – O “teu EU” é o Racional Superior da Terra! Um por todos! E agora, todos por um! E assim o pensador se transforma em Racional lendo o Livro Universo em Desencanto.

(*) H = Livros do Histórico de Universo em Desencanto

(**) R = Livros da Réplica de Universo em Desencanto

 

Sobre nalub7

Uma pessoa cuja preocupação única é trabalhar em prol da verdadeira consciência humana, inclusive a própria, através do desenvolvimento do raciocínio, com base nas leis naturais que regem a natureza e que se encontram no contencioso da cultura natural da natureza, a CULTURA RACIONAL, dos Livros Universo em Desencanto.
Esse post foi publicado em Livros, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO

  1. KARLA disse:

    QTS ESCLARECIMENTOS POR ESTUDO DA CULTURA RACIONAL

    Curtir

    • nalub7 disse:

      Realmente, Karla, a Cultura Racional esclarece tudo existente em todas as áreas, no visível e no invisível. É um conhecimento completo, que anteriormente nunca existiu, por a humanidade viver sob a égide das experiências e pesquisas próprias, sem base e sem lógica, sem provas e comprovações e, por isso, redundou nesta civilização doentia e contraditória, onde, preponderantemente, a ambição, a ganância e a vaidade é que sempre nortearam as ações e atitudes dos viventes. Por isso a Natureza, por si mesma mudou de fase, colocando fim na fase do pensamento, por ter alcançado naturalmente sua evolução maior, com o despertar de sua parte essencial, a parte RACIONAL, que entrou em evolução. E, assim, encomendou a Fase Racional, para o desenvolvimento do raciocínio de toda a humanidade. O que significa encomendar a FASE RACIONAL? Significa clamar ao DONO ABSOLUTO DE TUDO E DE TODOS UMA PROVIDÊNCIA DIVINA para fazer com que humanidade A acompanhe (ELA, a NATUREZA), em sua nova fase, em sua evolução racional, já que o povo encontra-se na contramão da Natureza e, por isso, ainda muito atrasado, tendo como VERDADE tudo aquilo que parece ser, mas, não é, por essas “verdades” já terem dado provas e comprovações de se tratar de um grande embuste e muito grosseiro. Gratíssimos pela visita e comentário. Seja sempre muito bem-vinda!

      Curtir

  2. Manuel Ferreira --- Portugal disse:

    Salve!
    É sempre muito bom ler e reler todos os trechos racional.
    Os textos do Pfr Porfirio são sempre maravilhosos e esclarecedores.
    Estamos todos muito gratos.
    Um abraço fraterno.
    Manuel Ferreira

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s