DIFERENÇA ENTRE PENSAMENTO E RACIOCÍNIO

https://drive.google.com/open?id=0B_Q1dy73C4FdWjMxcEJ0Y3hncUU  (Clique no link para ouvir o áudio)

BAIXAR AUDIO

(Valdir Santos Alexandrino)

  

Vamos nos esforçar para apontar essa diferença de forma clara para o entendimento de todos.

Agora, desde há ¾ de século para cá, já tem sido possível nos propormos a realizar tal tarefa com reais possibilidades de êxito; dantes não.

Agora, o processo evolutivo natural da Natureza já nos dotou do Conhecimento da  Verdadeira Causa de tudo; assim como, das Verdadeiras Origens de tudo que existe. E até mesmo, o Conhecimento das Verdadeiras Causas desses momentos deprimentes, calamitosos,
de muito sofrimento que vai pelo Mundo afora: a violência em proporções endêmicas; o terrorismo, o desequilíbrio, a liquidação moral, física e financeira, as falências por todas as esferas da atividade humana e a implosão avassaladora do que a tábua de valores da civilização construiu com muito denodo e sacrifício, para a composição bem organizada e o equilíbrio da vida.

E dotados do Conhecimento da Verdadeira Causa de tudo que existe, passamos a ter o entendimento do porquê de todas as ruínas que
estão se passando no Mundo inteiro.

Podemos começar a repassar muito disso para a humanidade poder prevenir-se ante o que por aí vem. Comecemos dizendo então, que ninguém é culpado do sofrimento de ninguém. Tudo o que está se passando, toda essa intemperança psicológica do Ser Humano mergulhado, crescentemente, na prática de monstruosidades contra si e contra os seus semelhantes e contra o próprio ambiente no qual a vida se desenrola; tudo isso, tem um causa básica: “a Natureza mudou de Fase”.

Terminou a Fase de animal Racional e, ato contínuo, entrou outra Fase em vigor; que é a Fase Racional para suceder a Fase que terminou. Mas, junto com a Fase sucessora da Fase natural da Natureza que terminou, nos foi dado o Conhecimento psicossociocultural necessário para que possamos nos recuperar enquanto espécie humana, apta a consertar a vida e endireitar o Mundo. É uma mudança decisiva de rumo, sem dúvida, de uma imensa responsabilidade; por exigir respostas certas e sem evasivas.

A humanidade constituída até aqui, somente de pensadores, assustada com tudo o que está se passando e à procura da verdadeira causa básica que, nunca pode ser encontrada no pensamento. Era preciso que passasse a ser dotada de um Conhecimento tal que, nos fizesse saber de uma vez por todas: quem é o pensamento e de onde ele é; quem é a imaginação e de onde ela é; e saber quem é o raciocínio e de onde ele é. E que nos fizesse saber, por fim, porque é que a humanidade estava confinada e, sem solução, nessa classe de animal Racional pensador, sofredor e mortal. Então, agora sim, tudo isso nos sendo dado a conhecer, com base e com lógica, nos livros de Cultura Racional: “Universo em Desencanto”.

Daí, à medida que vamos sabendo; então vamos recomendando a todos que busquem imediatamente se conhecer, adquirindo esse inédito
Conhecimento da Cultura Racional do 3º Milênio. Que é para ficar sabendo a causa da existência de tudo que existe; porque, é dessa sabedoria que todos precisamos estar assenhoreados.  

Comecemos então, por dizer que o pensamento não é da origem de onde o raciocínio teve origem. O raciocínio é de origem Racional, é de cima; e  o pensamento é da matéria.

E o pensamento, por ser de origem do chão, a sua missão foi sempre primária. E por isso desde que houve a formação do pensamento para o desenvolvimento da mente; não teve por função missionária nos fazer acertar em tudo o que nos propúnhamos a fazer. Não, pois o que nasce como primário, depende de aprender de tudo para algo saber; e ainda assim, sem saber se está certo ou se está errado aquilo que está sendo feito mediante experiências.
Então, o Ser Humano não tinha outra alternativa; senão pensar, sem saber porque pensa. Imaginar, sem saber porque imagina, e nunca raciocinava; porque não era a Fase do desenvolvimento do raciocínio.

E o que é que «Fase» quer dizer? «Fator natural de ser»; é isso o que quer dizer. Significando: «o Fator Natural de (um feito) ser o que é; é aquilo que faz com que alguém, algo ou alguma coisa seja, naturalmente, o que é. ».

De forma que, numa «Fase», tem vigente nela como um seu fator natural, «a vida vital que é a Energia dela» natural da própria Natureza, concorrendo para que se efetive o desenvolvimento de uma das três máquinas psicológicas que o Ser Humano trás dentro de sua cabeça. É o que nos faz portadores, onde quer que estejamos dessas três bagagens pessoais: a biológica,a psicológica e a cultural. Cada uma dessas bagagens acoplada às demais.

Mas, cada «Fase» estava predestinada ao cumprimento de sua peculiar missão e, só.

Lá, no primitivo princípio da formação das coisas, foi dito que todos tinham raciocínio. E por o animal Racional ter a mente confusa; então precipitou as coisas e firmou-se no entendimento de que já estava raciocinando. Não foi isso que foi dito no princípio da formação do pensamento e sim, que todos tinham imaginação, pensamento e raciocínio.

O pensamento como sempre foi confuso e contraditório, começou a pensar que, a fase do pensamento, fosse a mesma fase do raciocínio.

 Não. Cada máquina psicológica existente dentro da cabeça humana só podia funcionar dentro de sua Fase. Primeiro, foi a Fase da Imaginação. Segundo, foi a Fase do Pensamento. E terceiro, a Fase do raciocínio que, hoje aí está ela, a Fase Racional. Ninguém sabia nada disso que, hoje, nos é dado assim, esclarecido.

A Cultura da imaginação e do pensamento foi das eras do chão, a Cultura Artificial, para a lapidação do animal Racional. Não podia, portanto, a Fase do pensamento ser tida como foi; como se fosse a mesma Fase do raciocínio. Foi feita uma miscelânea das Fases. Misturando a Fase da
Imaginação com o Pensamento e com o Raciocínio. Devido viverem desconhecidos de seu próprio Ser, não sabiam que, somente quando terminasse a Fase do Pensamento e da Imaginação é que entraria a Terceira Fase, a Fase Racional para o desenvolvimento do raciocínio pela Cultura dele, a Cultura Racional.

São três Fases da Natureza.

A primeira foi a Fase da Imaginação, a Fase magnética, a Fase da terra; a Fase  da composição da matéria, da composição da máquina
de matéria, para a formação do pensamento magnético – a Fase da imaginação. A primeira Fase que foi desenvolvida e o foi pela Energia magnética.

A segunda foi a Fase do Pensamento, a Fase elétrica, a Fase da água; a Fase da composição e do desenvolvimento da máquina do pensamento. Ambas, as duas máquinas do chão, da composição da matéria por meio dessas duas Energias de condensação material.
Ambas, transformadas nesse líquido seminal, o sêmen, tomam a forma dessa máquina de origem do chão, essa máquina elétrica e magnética.

A terceira Fase, a Fase dessa mecânica Racional deformada dentro da cabeça de todos em forma de máquina do raciocínio, no istmo do mesencéfalo. Essa a máquina do verdadeiro Mundo de Origem de todos, porque todos os feitos têm que ter a sua origem. Se existe a máquina do raciocínio, é porque existe a sua origem, porque não há efeito sem causa.

E na matéria, tudo é assim: tudo que tem princípio tem fim. E de forma que dentro de sua época, do seu período, na Fase do seu trabalho, do seu desenvolvimento; essas duas máquinas da composição do chão – o pensamento e a imaginação – cumpriram a sua missão de lapidar todos dessa classe de animal Racional.

Mas, o pensador por não se conhecer, pensava que o pensamento elétrico e magnético fosse eterno. Daí queria incluir dentro da Fase
de Animal Racional (pensador, sofredor e mortal sem solução) – queriam que coubesse dentro dela – a Fase Racional, que é esta Fase do desenvolvimento do raciocínio. Isso não tem cabimento. Achava que o raciocínio fosse alguma modalidade aprimorada de pensamento.

Até achavam – dado o grau de desenvolvimento do
pensamento – que se tratasse da mesma coisa: pensamento e raciocínio. Nem davam por elas, de que cada coisa é uma coisa diferente da outra. Uma coisa é o pensamento e outra coisa é o raciocínio. Falavam em raciocínio sem ter chegado a Fase Racional para o seu desenvolvimento.

Hoje é que estamos sabendo que o raciocínio – esse ponto básico da vida eterna – é da Fase consciente e positiva; enquanto que o pensamento é da Fase inconsciente e negativa; que foi necessária existir, para nos lapidar.

Então, mesmo hoje, quando está pensando isto ou aquilo é costume dizer que está raciocinando; por não ter raciocínio, confunde pensamento com raciocínio, sente-se dotado da faculdade de raciocinar. Julga possuir virtudes que, em si próprio, não existem. Não sabe (ainda) que o raciocínio é uma coisa: pura, limpa e perfeita, com equilíbrio verdadeiro e definido.

Portanto, o Ser Humano, enquanto permanecer inerte dentro de sua cabeça essa máquina biológica do exercício da função psicológica Racional, o Mundo prosseguirá convertido por uma sabedoria invertida… porque, não tendo em função o raciocínio e tendo que viver em experiências, vive como se, um Humano irracional, fosse.

Eram tempos em que o raciocínio não funcionava, porque desconheciam a sua base de origem. Funcionava o comando elétrico e magnético. Então, havia a tal grande confusão com o pensamento e o raciocínio.

Agora sim, é que chegou o raciocínio dos animais Racionais, da sua base de origem. Agora é que estão sabendo o que é o raciocínio. Agora é que vão ser Racionais, por estarem conhecendo e sabendo todo o translado de sua base de origem, de todos e de tudo.

 O raciocínio é muito diferente do pensamento elétrico e magnético, que é dos animais Racionais, livres pensadores. Então, as Energias: a elétrica e a magnética faziam uma desregulagem tal no Ser Humano que, a pessoa ficava incompreendida por si mesma. Vivia igualmente a
um bicho, por estar sob a influência do irracional, que é a energia elétrica e magnética, zangando com tudo, nervoso com tudo. A impaciência, porque a elétrica e magnética molestava o Ser Humano; é uma Energia destruidora.

E assim, agora conhecedores de toda a formação; havendo então, o «desencanto»; que é a sua separação do animal irracional.

A hora do «desencanto» é esta, o que é de cima e que veio de cima, volta para de onde é, volta para o Mundo Racional; por ser do Mundo de cima. E o que é do chão, continua no chão em transformações, até que se dê a extinção do chão; a extinção desta deformação e a volta ao seu estado natural de Racional puro, limpo e perfeito.

Há muito mais para você saber sobre este assunto, nos Livros da Cultura do desenvolvimento do raciocínio; os Livros: “Universo em Desencanto”.

Tenhamos todos saúde e paz!

 

Sobre nalub7

Uma pessoa cuja preocupação única é trabalhar em prol da verdadeira consciência humana, inclusive a própria, através do desenvolvimento do raciocínio, com base nas leis naturais que regem a natureza e que se encontram no contencioso da cultura natural da natureza, a CULTURA RACIONAL, dos Livros Universo em Desencanto.
Esse post foi publicado em Livros e marcado . Guardar link permanente.

11 respostas para DIFERENÇA ENTRE PENSAMENTO E RACIOCÍNIO

  1. zilma disse:

    . É uma mudança decisiva de rumo, sem dúvida, de uma imensa
    responsabilidade; por exigir respostas certas e sem evasivas.
    O pensamento é energia,e não justifica a razão das coisas.
    E quem tem pensamento tem raciocinio e o raciocinio é a
    continuação do pensamento.

    Curtir

  2. Manuel Ferreira disse:

    Salve! É véro! O ser humano continua a confundir pensamento com raciocínio,
    mas a Natureza mudou de fase, agora só há um caminho, desenvolver o raciocínio
    nos livros de CULTURA RACIONAL – UNIVERSO EM DESEMCANTO.
    Saudações racionais a todos,
    Um forte abraço fraterno
    Manuel Ferreira
    Portugal

    Curtir

    • nalub7 disse:

      Uma alegria sua visita e comentário! O Valdir virá responder diretamente e agradecer-lhe pelo comentário. Um grande abraço à gente linda de Portugal.
      Gratíssimos! Abraço fraterno!

      Curtir

      • Valdir Santos Alexandrino disse:

        Manuel Ferreira
        Salve Portugal e Brasil, irmanados em uma nação!
        Gratíssimo pela sua valiosíssima visita, querido irmão Racional!
        Valdir

        Curtir

  3. Salve, Valdir!
    Sem duvida nenhuma, estamos na fase do Raciocínio,
    sob a orientação do nosso mundo de origem e a supervisão
    da nossa Mãe Natureza, através da cultura Racional.
    Todas as cabeças estão sendo iluminadas pela energia que
    alimenta o Raciocínio, a energia Racional. O pensamento já
    cumpriu o seu papel, nos ajudando na compreensão da matéria,
    e abrindo caminho para a evolução, desenvolvendo assim o Raciocínio.
    Muita saúde e paz para você também e um abraço fraterno!

    Curtir

  4. PENSAMENTO É TRABALHAR A NOSSA MENTE COM ALGUMA COISA DAR LUGAR A IMAGINAÇÃO COISAS QUE NAO EXISTEM MAS QUE PODEM VIR A EXISTIR.

    COMENTADO POR PEDRO ANTONIO FERREIRA

    Curtir

    • nalub7 disse:

      Bem-vindo, Pedro e agradecidos pela visita e comentário. Na Cultura natural da natureza, a Cultura Racional é que vamos encontrar, sem mistérios a definição de pensamento e imaginação, que são diferentes. O pensamento é a ação da energia elétrica da natureza inferior (existe a superior) nos conduzindo a reflexões mentais rápidas, por ser ação da energia elétrica, variando de pensamentos com muita rapidez. A pessoa é afluída por uma infinidade de pensamentos, que passam rápido, porque a energia elétrica é rápida. Já a imaginação é ação da energia magnética, que é lenta. E, assim, quando a energia magnética atua na pessoa, ela fica dentro da cabeça da pessoa e a pessoa não consegue tirar aquela imagem ou informação de dentro de sua cabeça, por mais que queira. Aí diz, não consigo tirar esse pensamento da cabeça. Mas, não é pensamento, é imaginação. Por sermos aparelhos elétricos e magnéticos é que atraímos as forças externas elétricas e magnéticas. Quando passamos a desenvolver a parte racional, que é superior às partes elétricas e magnéticas do nosso corpo, aí, sim, temos controle sobre essas duas correntes negativas, elétrica e magnética. A elétrica é menos negativa, por isso o pensamento passa num instante e perturba menos a pessoa. É o bem aparente. Já a magnética é puro mal, causando tantas perturbações que, muitas vezes, leva a pessoa ao fanatismo, a doenças mentais. Desgasta as células do bom senso existentes no cérebro. O estudo de tudo isso, com riqueza de detalhes, sua pessoa vai encontrar nos livros Universo em Desencanto. Nosso abraço Amigo!

      Curtir

  5. Olavo Oliveira disse:

    Muito bem ilustrativo e didático, mas se vc quiser que fique mais elucidativa, sem querer fazer críticas, mas sim querendo somar, veja o livro da obra 17, lição, o maior tesouro da humanidade é a cultura racional…
    Da quinta página em diante é que começa, as informações neste sentido, de pensamento…

    Curtir

  6. nalub7 disse:

    Gratíssimos pela sugestão, Olavo, que faremos chegar ao Valdir.

    Curtir

  7. Alexandre disse:

    Bom dia. Já há muitos anos que ouço falar da Cultura Racional. Recebi o folheto de vocês e li o seguinte:De 1935 para trás, o pensamento funcionava; então o equilíbrio era mais ou menos, todos mais ou menos equilibrados, havia respeito a tudo e a todos e amos ao próximo.
    Penso que já nos primórdios dos tempos,já haviam guerras e carnificinas por dota parte; falta de respeito entre as pessoas também.Gostaria de saber o que determina que 1935 é o tempo da mudança do período do PENSAMENTO/RACIOCÍNIO? E também,qual é a diferença de raciocínio e pensamento? OK?

    ALEXANDRE

    Curtido por 1 pessoa

    • nalub7 disse:

      Agradecidos, Alexandre, pela visita e comentário! Neste blog você encontra as respostas às perguntas feitas por sua pessoa, e deixaremos a seguir alguns links de textos esclarecedores. Mas, em resumo lhe adiantamos que a evolução da consciência humana acompanhou os Três Poderes Universais: Astral Inferior, Astral Superior e MUNDO RACIONAL . Esse último, nossa Verdadeira Origem.
      Nossa saída por livre arbítrio do MUNDO RACIONAL (consciência plena, absoluta, extra cósmica, pura limpa e perfeita), deu causa a formação deste segundo mundo em que vivemos, formando primeiro o Astral Superior (consciência intermediária, cósmica, pura e limpa apenas) e por último o Astral Inferior (inconsciência absoluta, espiritual e terrena, degenerada, deformada, poluída e enfraquecida), onde nos encontramos.
      Viemos decaindo até nos extinguirmos, ficando desligados da consciência plena: o RACIOCÍNIO RACIONAL.
      A Natureza providenciou, então, trabalho de retorno à origem, começando a desenvolver, dentro da inconsciência absoluta, nossa imaginação, Fase da Imaginação, pela ENERGIA MAGNÉTICA, da terra, relativa à fase de monstros e selvagens, onde realmente éramos totalmente rudes e nos destruíamos uns aos outros. Depois da nossa imaginação totalmente desenvolvida, a Natureza evoluiu para a Fase do Pensamento, pela ENERGIA ELÉTRICA, da água, onde, apesar de continuar a inconsciência relativamente à ORIGEM, tornamo-nos civilizados, tendo havido fases relativamente equilibradas. Mas, tudo na matéria tem princípio e tem fim, por ser um estado fora do natural, fora da ORIGEM, e assim, em 1935 o MUNDO RACIONAL entrou em contato com a Terra, especificamente no Rio de Janeiro, Brasil, para alertar que a fase do pensamento ia entrar em falência e liquidação, por ter alcançado seu ápice de evolução, o que iria ocasionar, como realmente ocasionou, a perda de força dessa energia elétrica do pensamento, que é o bem aparente, o que causaria grandes transtornos à humanidade, cujos pensamentos deixariam de ser alimentados pela Natureza, entrando a ERA DO FOGO, para colocar fim nessa fase do pensamento que entrou em falência, enfraquecendo de forma contínua o pensamento dos pensadores, que, com o pensamento enfraquecido, começaram a perder o sentimento, desequilibrando-se de vez, de forma brutal, como temos visto mundo afora, até secar o pensamento e a pessoa não sentir mais o que faz.
      Entrou então a ENERGIA RACIONAL, do MUNDO RACIONAL a governar a Natureza, para o desenvolvimento do raciocínio (glândula pineal), que é o ponto de equilíbrio pleno do ser humano, por ser a consciência absoluta. E para seu desenvolvimento é preciso que os pensadores tomem conhecimento da cultura natural da Natureza, a CULTURA RACIONAL, que conduz a humanidade a ter foco nos valores reais, não materiais, que favorecem esse desenvolvimento racional, que não poderia ter sido feito anteriormente a 1935, porque a ENERGIA RACIONAL , que é a energia do raciocínio, não havia ainda dado entrada na Natureza.
      Deixamos a seguir alguns links para seu maior esclarecimento, recomendando que leia os textos do blog desde seu início em março de 2006, clicando na Bandeira Brasileira, que lhe dá acesso a todas as nossas postagens (em Português) desde o início. Basta clicar nos títulos dos textos para acessar a página do texto desejado.

      A VERDADEIRA ORIGEM DA HUMANIDADE

      AS TRÊS CONSCIÊNCIAS HUMANAS

      RACIOCÍNIO E PENSAMENTO: A DIFERENÇA ESPECÍFICA.

      GÊNESE VERDADEIRA DO UNIVERSO EM QUE HABITAMOS – TERRA PLANA

      IMUNIZAÇÃO RACIONAL: IMUNE A TODA NEGATIVIDADE, PELO SE CONHECER PELA ENERGIA RACIONAL!

      IMUNIZAÇÃO RACIONAL – PARTE 1

      IMUNIZAÇÃO RACIONAL – Parte 2

      IMUNIZAÇÃO RACIONAL – Parte 3


      Aqui ficamos à sua disposição e de sua família e amigos, recomendando a leitura do 1º volume de Universo em Desencanto e seguintes, onde todas suas dúvidas serão sanadas. A Obra pode ser encontrada nas Bibliotecas Racionais, cujos endereços e telefones estão disponíveis no nosso site oficial: http://www.universoemdesencanto.com.br

      Curtir

Deixe um comentário